fbpx
Bravacinas. Pneumonia tem vacina

Você conhece a importância da vacina contra a pneumonia?

Sem categoria

A pneumonia é a maior causa de morte por doença infecciosa entre adultos e crianças. Segundo a Unicef, a cada 39 segundos morre uma criança vítima de pneumonia no mundo. Somente em 2019, a doença ceifou a vida de 2,5 milhões de pessoas (sendo 672 mil crianças) — lembre-se que a Covid-19 foi a causa da morte de 3,15 milhões de pessoas em mais de um ano de pandemia. As principais formas de prevenir a pneumonia são recomendações como lavar as mãos, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, evitar aglomerações e, a mais importante: se vacinar. 

A Unicef estima ainda que, por conta do colapso na rede de saúde e interrupções nos atendimentos gerados pela pandemia, mais de 2,3 milhões de crianças podem sofrer consequências, sendo que 35% delas podem falecer de pneumonia, que é uma doença inflamatória aguda que acomete os pulmões e pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos.

A enfermeira da Bravacinas, Letícia Santana Zafalon, lembra que para se ter um envelhecimento de qualidade é preciso proteção contra as doenças que interferem muito na qualidade de vida. E uma delas é a pneumonia. “A cada ano, aproximadamente 300 mil pessoas, na sua maior parte maiores de 65 anos, são hospitalizadas por pneumonia. A Organização Mundial da Saúde estima entre 700 mil a um milhão de mortes por doença pneumocócica em crianças menores de cinco anos todos os anos”, destaca.

Tipos de vacina existentes

A melhor forma de se proteger contra a doença Pneumocócica é a vacina, pois, em caso de contágio, a imunização diminui a intensidade dos sintomas, além de evitar as formas graves da doença e a mortalidade para esse tipo específico de pneumonia.

A enfermeira salienta que, hoje, no Brasil as vacinas disponíveis são:

  • A Pneumo 13 (chamada também de Prevenar), que é indicada para prevenir pneumonia e as outras doenças causadas por Pneumococos como otite média, infecções sanguíneas e meningite, sendo a melhor opção para crianças, adultos e todas as pessoas com fatores de risco para infecção pelo Pneumococo;
  • A Pneumo 23 (conhecida como Pneuvomax-23), focada em prevenir especialmente pneumonia com infecção da corrente sanguínea e meningite, indicada para maiores de 60 anos em duas doses com intervalo de 5 anos entre elas, e para pessoas com risco de infecções graves pelo Pneumococo;

Além da vacina da gripe (que conta com a opção trivalente, disponível no SUS, e a tetravalente/quadrivalente, fornecida em clínicas privadas, como é o caso da Bravacinas), que é indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade e que deve ser feita anualmente, já que o vírus da Influenza sofre mutação frequente.

As vacinas contra a doença pneumocócica são aplicadas via intramuscular. Em crianças menores de dois anos é no músculo vasto lateral da coxa e nas crianças maiores e adultos são administradas no músculo deltóide (próximo do ombro). Algumas das populações prioritárias para receber a vacina são: adultos com idade igual ou superior a 60 anos, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiências no sistema imunológico, gestantes, residentes em lares de idosos, profissionais da saúde, cuidadores de crianças, indígenas, população carcerária, fumantes e pessoas com asma.

Saiba mais

Sintomas da pneumonia:

As principais manifestações clínicas da pneumonia são tosse com produção de expectoração; dor torácica, que piora com os movimentos respiratórios; mal-estar geral; falta de ar e febre.

Transmissão:

A pneumonia pode ser transmitida por contato com gotículas e aerossóis suspensos no ar, saliva, secreções e transfusão de sangue contaminado. Ocorre principalmente durante o inverno, devido às mudanças bruscas de temperatura, que comprometem o funcionamento dos pelos do nariz, responsáveis pela filtragem do ar aspirado – acarretando maior exposição aos microorganismos causadores da doença.

Vale destacar que, no contexto da pandemia da Covid-19 (doença que também pode afetar gravemente o sistema respiratório), a prevenção contra gripe e doença pneumocócica fica ainda mais importante. Tanto para fortalecer o sistema imunológico, quanto para evitar necessidade de hospitalização.

A Bravacinas disponibiliza as vacinas contra a pneumonia e também contra a da gripe, que previne complicações respiratórias decorrentes dos vírus Influenza (inclusive h1n1). Você pode agendar a vacinação clicando aqui ou entrar em contato com nossa equipe, por telefone ou WhatsApp, no número  (47) 3344-0082.

Post anterior
Chegou a hora de vacinar contra a gripe
Próximo post
Entenda a diferença entre os tipos de teste do pezinho

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu